2023 em Revista

Informação completa sobre os resultados no Relatório Anual Integrado de 2023

Os resultados que anunciamos são a confirmação das opções estratégicas arrojadas que fizemos para acelerar o investimento na liderança tecnológica, na experiência do cliente e na transformação digital.

A NOS é hoje uma empresa mais forte, mais rápida e mais flexível, com uma equipa extremamente talentosa e experiente e uma combinação única de ativos nucleares que, em conjunto, nos permitem crescer à frente dos nossos pares e proporcionar retornos superiores.

Com os anos mais intensos dos investimentos em 5G já ultrapassados, estamos numa trajetória sólida de free cash flow que, aliada à solidez do nosso balanço, apoia a manutenção de retornos atrativos para os acionistas.
Miguel Almeida, CEO

NOS em Números

Financeiro

Receitas Consolidadas

1.597,5 M€ 1.521,0 M€

FCF subjacente1


148,5 M€ 29,2 M€
2023 2022

EBITDA AL


603,2 M€ 547,7 M€

EBITDA AL – Capex


215,6 M€ 51,8 M€

Rendimento dividendos ordinários2


10,6 % 6,6 %

1) Free-Cash-Flow excluindo o dinheiro na Cellnex registado em 2022 (163,8 M€) e pagamentos de IVA relacionados com a transação registados em 2023 (18 M€)
2) Com base no preço de fecho da data de anúncio dos resultados

Operacional

94%

Território com cobertura

74%

Cobertura de rede fixa com FttH

20230 – RGUs totais

Móvel 5.916,8 Outros e dados 53,6 Televisão 1.669,9 Voz fixa 1.821,7 Banda larga 1.551,9 11.014,0 milhares
Capital Humano

1835

Nº total de colaboradores


1075

Homens

760

Mulheres

42,5

Idade média

33,0%

Mulheres em posições de gestão

<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> 17412f1 (feat: AB#24473 – nos em números capital human) Lisboa 67,7% Porto 27,2% Outros 5,1%
Ambiente

528 m

Equipamentos de cliente recondicionados para reutilização

29%

Eletricidade renovável

-13%

Consumo de energia por tráfego de dados 

99%

Taxa de valorização de resíduos da operação

NOS em Números

Financeiro
2023 2022

Receitas Consolidadas

1.597,5 M€ 1.521,0 M€

EBITDA AL – Capex


215,6 M€ 51,8 M€

EBITDA AL


603,2 M€ 547,7 M€
Financeiro
2023 2022

Rendimento dividendos ordinários2


10,6 % 6,6 %

FCF subjacente1


148,5 M€ 29,2 M€

1) Free-Cash-Flow excluindo o dinheiro na Cellnex registado em 2022 (163,8 M€) e pagamentos de IVA relacionados com a transação registados em 2023 (18 M€)
2) Com base no preço de fecho da data de anúncio dos resultados

Operacional

94%

Território com cobertura

74%

Cobertura de rede fixa com FttH

Operacional

2023 – RGUs totais

Móvel 5.916,8 Outros e dados 53,6 Televisão 1.669,9 Voz fixa 1.821,7 Banda larga 1.551,9 11.014,0 milhares
Capital Humano

1835

Nº total de colaboradores


1075

Homens

760

Mulheres

42,5

Idade média

33,0%

Mulheres em posições de gestão

Capital Humano
67,7% Lisboa 27,2% Porto 5,1% Outros
Ambiente

528 m

Equipamentos de cliente recondicionados para reutilização

99%

Taxa de valorização de resíduos da operação

Ambiente

29%

Eletricidade renovável

-13%

Consumo de energia por tráfego de dados 

Progresso da Estratégia da NOS

01

Liderança 5G

Oferecemos a melhor conectividade. Temos o 5G mais rápido do país. Somos a melhor rede móvel em Portugal.

Em 2023, a NOS continuou a investir e trabalhar para ter a melhor rede 5G e oferecer a melhor conectividade, alavancando a digitalização da economia, da saúde e educação, e da sociedade preparando o país para o futuro.

02

Emancipação Digital

Acelerar a utilização de canais digitais na interação com o cliente.

Em 2023, a NOS reforçou a qualidade do ecossistema digital e elevou com novas funcionalidades a experiência de interação com os clientes. Foi também intensificada a digitalização dos processos internos.

03

Oferta competitiva

Garantir uma oferta de produtos e serviços ajustada às necessidades atuais do mercado e do mercado virado para o futuro.

A aposta contínua na melhoria da oferta e da infraestrutura tecnológica e a disponibilização de packs de soluções inovadoras e competitivas para clientes particulares e empresariais, que respondem de forma customizada às suas necessidades, permitiu que a NOS crescesse na base de clientes em todos os segmentos do negócio de telecomunicações.

04

Relação Próxima

Aprofundar uma relação mais próxima e personalizada com os clientes.

As campanhas de projeção da Marca NOS reforçam a perceção pelo mercado do desempenho e excelência dos seus produtos e serviços e são um dos principais veículos de reforço de relação com os clientes.

A Marca NOS é um dos principais ativos do Grupo, sendo amplamente conhecida e cada vez mais reconhecida no mercado português.

05

Criação de valor

Assegurar a criação de valor adicional através dos processos de negócio e alavancando negócios adjacentes ao telco.

Em 2023, a NOS deu continuidade ao trajeto de melhoria da proposta de valor proporcionada pelas novas linhas de negócio complementares e adjacentes ao telco.

Consegue assim maximizar o retorno do forte investimento que tem feito em redes e infraestrutura, com propostas inovadoras que tiram partido dos ativos existentes e beneficiam o mercado.

06

Foco nas pessoas

Preparar e capacitar a organização para os desafios atuais e futuros, mantendo a NOS como uma referência em sustentabilidade e na valorização dos seus colaboradores.

A vivência dos valores e comportamentos foi reforçada, garantindo elevados níveis de engagement e a consolidação da NOS enquanto organização alinhada em torno de um propósito comum, que valoriza: (I) o talento e o seu desenvolvimento com foco em competências de futuro; (II) o bem-estar dos colaboradores e a sua autonomia baseada em feedback contínuo, e (III) o compromisso com a sociedade.

Em nome do Planeta Por um Futuro Digital Mais pelas nossas Pessoas Gestão ética e Responsável

Progresso da Estratégia de Sustentabilidade da NOS

Em 2023, reforçámos o programa de eficiência energética em todas as áreas da empresa, alcançando uma redução de 4% no consumo de energia da nossa operação. Na rede de acesso móvel, a ativação de funcionalidades de gestão inteligente de energia (Power Saving Features) em sites 5G atingiu mais de 80% das instalações.

Foi também concluída a primeira fase do projeto de otimização da climatização de salas técnicas da rede fixa e móvel, com melhoria generalizada dos indicadores de eficiência das mais de 60 instalações abrangidas.

Prosseguiu ainda o programa de eletrificação da frota, com um total de 24% de viaturas eletrificadas no final do ano e preparação de um aumento significativo em 2024.

O indicador de consumo de energia do serviço de telecomunicações por tráfego de dados registou uma redução de 13%, situando-se 53% abaixo do valor de 2019 e colocando-nos numa trajetória de cumprimento da meta estratégica.
Em 2023, devido às condições do mercado de energia, não foi possível adquirir e cancelar Garantias de Origem e a percentagem renovável do nosso consumo total de eletricidade diminuiu para 29%, correspondente à percentagem renovável nas ofertas de eletricidade contratadas.

Foram instaladas quatro unidades de micro-geração solar em salas técnicas da rede fixa, que permitirão avaliar o potencial de auto-produção renovável nesta tipologia de instalações.

Reavaliámos o timing de implementação da nossa meta estratégica para a eletricidade renovável, garantindo que permanece alinhado com as melhores práticas e com o horizonte temporal do nosso objetivo de redução de emissões (2030). Para consolidar um aumento estrutural e sustentável de utilização de eletricidade renovável na nossa operação, estamos a explorar diferentes opções de mercado e modelos contratuais, tanto para a aquisição como para a auto-produção.
Devido à redução do consumo de eletricidade renovável, verificou-se um aumento das emissões de âmbito 2. O total de emissões da operação própria (âmbito 1 e 2) situou-se 4% acima do valor do ano-base (2019). 

Continuámos a implementar o plano de eletrificação da frota e estamos a definir uma nova estratégia para a aquisição de eletricidade renovável, com o objetivo de colocar as nossas emissões de âmbito 1 e 2 de novo em linha com o SBT de redução assumido para 2030. 
Em 2023, melhorámos a metodologia de contabilização de emissões da cadeia de valor (âmbito 3) e recalculámos os respetivos valores a partir do ano-base do nosso Science-Based Target (2019), para garantir comparabilidade. 

O total de emissões de âmbito 3 diminuiu, situando-se 39% abaixo do valor de 2019. A conclusão do ciclo de investimento na renovação das redes móvel e fixa, a utilização de equipamentos de cliente recondicionados e a melhoria do desempenho carbónico da produção de equipamentos novos contribuíram para a redução das emissões a montante. A melhoria da eficiência energética e a maior utilização das funcionalidades de poupança dos equipamentos de cliente contribuiu para a redução de emissões a jusante. 
Continuámos a ampliar o portefólio de produtos e serviços que reduzem emissões dos clientes, com um conjunto de novas soluções que tiram partido das funcionalidades adicionais da tecnologia 5G e reforçam significativamente os benefícios ambientais induzidos. 

Em 2023, estas soluções representaram 11% do volume de negócio no segmento de clientes empresariais e 2% do volume de negócio consolidado. 
Em 2023, a nossa operação gerou menos 9% de resíduos que no ano anterior e a taxa global de valorização subiu para 99.6%.

Em 2023, mais de 27 mil componentes foram revendidos para reutilização noutras redes, evitando o consumo de novos materiais e energia. Na operação logística, utilizámos 89% de materiais reciclados e, em resultado das medidas introduzidas desde o início de 2022, reduzimos em 34 t/ano o consumo de materiais e substituímos 61 t/ano por versões recicladas.

O nível de digitalização dos processos de faturação atingiu 83% nos clientes e 71% nos fornecedores e 47% dos bilhetes de cinema foram vendidos através de canais digitais.

Recondicionámos para reutilização 528 000 equipamentos de cliente no segmento fixo e 54% das boxes e routers instalados durante o ano eram equipamentos recondicionados. Assumimos novas metas para a retoma, reutilização e reciclagem de telemóveis usados.
Em 2023, a NOS continuou a expandir a rede 5G e, em paralelo, a rede 4G continua com um peso significativo nas comunicações móveis, com quase todo o país coberto por esta tecnologia, mantendo um papel crucial enquanto a rede 5G é desenvolvida.

A qualidade e abrangência da rede disponibilizada possibilita a utilização de aplicações que beneficiam as comunicações pessoais e das empresas, refletindo-se em mais um ano de amplos reconhecimentos.

Em 2023, a rede NOS demonstrou a sua resiliência durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, resultado do trabalho contínuo centrado na melhoria dos traçados físicos da rede, plataformas de serviço e desempenho energético.
Na área da inclusão e literacia digital de jovens e grupos vulneráveis, e da inclusão por via da capacitação, em 2023, a NOS reforçou o investimento na iniciativa “Projeto ZER01 Entra na lógica da Computação”, aumentando a sua abrangência e privilegiando a intervenção em zonas geograficamente descentralizadas e com maiores desafios socioeconómicos.

A atuação Social da NOS envolve, para além deste projeto, várias vertentes de apoio ao 3º setor, e por essa via, de apoio a jovens e outras frações vulneráveis da sociedade. O apoio é focado no acesso à tecnologia, nomeadamente no reforço das infraestruturas de comunicação deste tipo de entidade, e na inclusão por via da capacitação.

Em 2023 foi desenvolvida uma parceria para o atendimento com recurso a vídeo interprete em língua gestual para clientes com incapacidades auditivas, promovendo a acessibilidade aos produtos e serviços.

Os principais desenvolvimentos no tema da segurança e privacidade estiveram relacionados com uma perspetiva mais processual e de awereness interno, com o desenvolvimento da nova framework “S&P by Design 2.0”, com as respetivas novas ferramentas de suporte e ações de formação.
Em 2023, a NOS continuou a inovar nas soluções com benefícios ambientais para o segmento consumo, com novas soluções e maior abrangência de algumas das soluções já existentes.

A NOS continuou também a inovar nas soluções para a transformação sustentável das empresas e dos territórios:

  • Associando a sua tecnologia 5G, a novas iniciativas de suporte remoto no setor da saúde.
  • Dando continuidade aos projetos smart cities, com destaque para projetos de rega inteligente e para as cidades inteligentes assentes em 5G.
  • Com a conclusão de prozjetos ID&I que liderou e em que participou, e que permitiram desenvolver e testar soluções disruptivas na área da eficiência energética e carbónica em diferentes contextos.
Em 2023 manteve-se a rota de aumento do número total de horas de formação e foi também lançado um novo modelo de desempenho e desenvolvimento, e o programa de talento jovem – NOS Alfa obteve uma pontuação quase máxima.

Estas e outras dinâmicas que têm vindo a ser implementadas resultam numa rota positiva de reconhecimento por parte dos colaboradores, com um aumento de diversos índices relevantes como o “Índice de recomendação da NOS como uma ótima empresa para trabalhar”, o “Índice de aprendizagem e desenvolvimento” e o índice de satisfação geral dos colaboradores.

Em 2023, a NOS continuou a envolver-se com um conjunto abrangente de iniciativas que têm como objetivo ajudar a promover uma mudança estrutural na apetência de jovens mulheres pelas áreas tecnológicas e criou uma equipa 100% dedicada a esta temática. Não obstante os esforços desenvolvidos, o número de mulheres em funções de gestão (managers ou diretores), manteve a taxa embora com um ligeiro ajuste positivo, de 0,2 p.p. 

A promoção da inclusão foi também uma área de foco, com a assinatura do “Compromisso com a Inclusão”.

2023 foi um ano de consolidação do novo programa de benefícios, saúde e bem-estar lançado em 2022, Programa NOS VITA, e de extensão de benefícios a familiares e amigos dos colaboradores, de aposta na melhoria dos serviços associados ao usufruto de benefícios, e de reforço do foco na saúde mental e equilíbrio emocional.

Foi dado seguimento ao Procedimento de Gestão de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs) iniciado em 2021, com um forte foco na sistematização procedimental.

Em 2023, a NOS continuou a cumprir os compromissos dos diversos códigos e políticas, suportada por um modelo de governo que incorpora o ESG e alinhado com as boas práticas em matéria de estrutura, avaliação, independência e diversidade.

Em 2023, 91% os colaboradores afirmaram-se orgulhosos com a condução ética da NOS.
Destacamos, em 2023, o lançamento da primeira campanha de avaliação de fornecedores de risco, no âmbito do Sistema de Avaliação de Desempenho ESG, Segurança e Privacidade de fornecedores, um novo modelo mais proativo na promoção de alinhamento ESG, e na avaliação social e ambiental da cadeia de fornecimento.

A avaliação ambiental de fornecedores potencia a redução do impacte ambiental, e o estabelecimento de uma cadeia de valor que contribua para este compromisso.

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Relatório Anual Integrado

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Demonstrações Financeiras

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Relatório de Governo da Sociedade

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2023 em Revista

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Folha de Cálculo (excel)

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